Entendemos que fortalecer iniciativas culturais ligadas ao Carnaval de Rua na região Metropolitana, contribui para a promoção da cultura popular carioca como vetor de desenvolvimento social e econômico em áreas de potencial criativo, fortalecendo o turismo de experiência com projetos inovadores.
Projeto realizado com objetivo de promover a cultura do Carnaval Carioca como patrimônio cultural imaterial do país, no Centro Cultural Memorial Getúlio Vargas, no Bairro da Glória, onde na ocasião reunimos representantes de diferentes organizações sociais civis e do poder público municipal.
O projeto Cantos e Contos da Folia Carioca, é uma roda cultural, multiplataforma, que através da apresentação de sambas enredo tradicionais, objetiva a promoção do Carnaval Carioca, como patrimônio cultural do país. Músicas, intercalada entre contos históricos sobre o Carnaval Carioca narram, na linha do tempo, elementos fundamentais para a salvaguarda deste patrimônio.
Evento cultural realizado para reunir todos os Blocos e Bandas associados para celebrar a abertura do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, no Largo do Machado, zona sul da cidade.
Em homenagem aos 100 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi realizado, em parceria com o departamento de Economia Criativa, o projeto Cantos e Contos da Folia Carioca, cujo objetivo foi cantar e declamar a importância do Carnaval Carioca na construção da identidade cultural da cidade.
Evento realizado para celebrar o Carnaval Carioca e os 60 anos do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Por conta da Pandemia o evento foi realizado sem púbico, dentro dos limites da segurança sanitária permito por conta da pandemia. O evento foi gravado na quadra do Cacique e produzido em formato Minissérie dividida em 4 episódios, com apresentações culturais e depoimentos históricos.
“Mutirão de Amor” é uma campanha coletiva e colaborativa de valorização do samba de rua na cidade do Rio de Janeiro, visando atenuar os impactos da pandemia no segmento e no Carnaval de Rua, tendo como foco a complementação alimentar de profissionais autônomos que trabalham nessa cadeia produtiva, tais como: ritmistas, músicos, musicistas, compositores, costureiras, intérpretes, produtores, assistentes, técnicos e demais trabalhadores da cultura que atuam comprovadamente em blocos, bandas e rodas de samba. Esses trabalhadores foram priorizados com a distribuição de cestas básicas.
Oficina de Percussão Folia Carioca, é um projeto em contrapartida ao inciso II da Lei Aldir Blanc.
Uma web série que faz um passeio por cinco instrumentos que compõem uma bateria de carnaval e samba: Surdos, Caixa, Repique, Tamborim e Cuíca.
Projeto realizado para promover a criação artística e a salvaguarda da cultura do Carnaval de Rua com premiações em dinheiro para compositores distribuídos em duas categorias: Samba Exaltação e Marchinhas de Carnaval.
Transmissão do evento ao vivo pelas plataformas digitais.
Projeto realizado para celebrar o Dia Nacional do Samba na Glória, reunindo as principais rodas de samba do bairro da Glória para homenagear sambistas ilustres de outrora.
Evento em homenagem aos 14 anos da Folia Carioca. Com mesa de conversa com participações de Haroldo Costa, Rubem Confete e Rosiete Marinho, além de atrações musicais e homenagens.
Evento realizado na Praça dos Estivadores na Pequena África, Rio de Janeiro.
A campanha “Abuso não combina com folia: Por um Carnaval seguro para as crianças” foi lançada em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo alertar a população dos perigos que as crianças e adolescentes sofrem no período carnavalesco, quando estão mais vulneráveis e ainda há uma maior negligência por parte de seus responsáveis.
A campanha teve divulgação maciça de material publicitário (ventarolas, Outdoors, Busdoor, MUB Metro e MUB Supervia), além da distribuição do material nos blocos e bandas dos colaboradores.
Reconhece os Blocos e Bandas de Carnaval como manifestação da cultura nacional.
Agradecimentos à Folia Carioca “que em diálogo conosco nos demonstrou a importância do reconhecimento legal para os Blocos e Bandas como manifestação cultural nacional.”
Cria a campanha permanente de conscientização do combate ao abuso, maus tratos, à exploração e a violência contra a criança e adolescente no Pré-Carnaval e Carnaval do Rio de Janeiro.