Criada em agosto de 2009 por representantes de Blocos e Bandas carnavalescas da cidade do Rio de janeiro, a Folia Carioca nasce da necessidade de organização coletiva para a preservação e promoção do Carnaval de Rua como Patrimônio Cultural imaterial da cidade. Hoje contamos com 12 blocos e bandas carnavalescas, associadas e parceiras, distribuídos em 04 áreas de planejamento da cidade.
Fundada, incialmente com 30 agremiações, a Folia Carioca, promoveu mais de 165 desfiles, 500 ensaios e apresentações de Blocos e Bandas, além de dezenas de Bailes e Oficinas de Percussão mobilizando cerca de 400.000 pessoas, durante esses 12 anos. Durante a sua trajetória a associação conquistou alguns prêmios e realizou diferentes projetos culturais.
Marco Muniz
@marco._.muniz
Marco Muniz Barreto, advogado, ritmista, folião e amante do carnaval carioca, produtor do bloco da Insana e diretor do bloco Cata-latas do Grajaú.
Iniciou a vida de ritmista no projeto Tamborim Sensação em 2011, tendo no ano seguinte integrado a bateria da escola de Samba Império da Tijuca. Em 2013, foi com responsável do Bloco Tamborim Sensação e foi diretor da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária.
Ainda nas escolas de samba, foi diretor de harmonia da GRES Estácio de Sá, ritmista da Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Unidos do Jacarezinho, Unidos da Ponte, Em Cima da Hora, Acadêmicos da Abolição entre outras.
No Carnaval de Rua, além de co-fundador do bloco da Insana, foi diretor do bloco Eu Amo Cerveja e colaborador na fundação da Liga de Blocos e Bandas do Centro.
Carla Wendling
@carlapw6
Formada em Pedagogia. Em 2006, foi responsável pela produção artística dos cantores e compositores Zuzuca do Salgueiro e Bandeira Brasil. Colaboradora do SambaUne. Em 2007, foi responsável pelo resgate do Caxambu do Salgueiro.
É vice- presidenta do Bloco CanaValesco Largo do Machado, mas não Largo do Copo (2007) e Presidenta do Bloco Infantil Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho (2011). Integrante responsável pelo Coletivo À Esquerda da Praça (2014).
Colaboradora da AFRERJ – Associação das Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro, desde 2019. Fazendo parte da direção da Associação desde 2009, sendo também autora e co-produtora de projetos da associação.
Representou a Associação no Conselho Municipal de Cultura na cadeira do Carnaval de 2016 a 2022.
Felipe Vasconcellos
@vasconcellos_felipe
Músico, artista visual, publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), designer, empresário, sócio-fundador do Centro Carnavalesco Onça Preta.
Desde 2006 no mercado de comunicação e publicidade com experiência em produção de eventos, participação em congressos, simpósios e fóruns, produção de cursos presenciais e online, marketing estratégico e experiência do usuário.
Músico com passagens pelo Conservatório de Música de Niterói e Escola de Música Villa-Lobos. Entre os anos 2000 e 2007 trabalhou como guitarrista, gravou dois EPs com a banda de Death Metal Devoration e desde 2010 participa do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro onde coordena, dirige, leciona e é percussionista nos blocos Enxota Que Eu Vou, Lambabloco, Multibloco e Vem Cá Minha Flor.